quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Guia para Orientação de TCC: Orientações iniciais

Olá galera, principalmente aos alunos que estão nesta fase maravilhosa e trabalhosa de produção do Trabalho de Conclusão de Curso. Eu, ainda como professor do campus de Alto Araguaia, havia produzido uma coletânia de tudo o que julguei necessário para dar as primeiras orientações aos meus pesquisadores-mirins na época. Percebi que além deles, muitos ficavam apreensivos pois não sabiam como dar início ao trabalho.

Assim deixo disponível no meu disco virtual, a partir do link http://discovirtual.uol.com.br/disco_virtual/contattusneto/tcc e a senha tcc um arquivo em PDF que eu desejo que lhe ajude muito.

Desconsidere o email (jneto@unemat.br) e substitua por contattusneto@uol.com.br

Logo atualizarei o documento inserindo inclusive as referências que serviram de base para a produção do mesmo.

Boa pesquisa a todos

5 comentários:

  1. Lá vai...

    Olá, mais uma vez!

    De fato, o texto corresponde ao que vc propagou: ele passa uma visão geral do trabalho a ser desenvolvido - separado em passos. E isso é muito bom! À medida que o tempo for avançando e estas tarefas sendo executadas, tudo se delineará melhor para aqueles que estão desenvolvendo seus projetos.

    Realmente, a monografia já é comentada desde o início da graduação e lá no final é que começamos a implementá-la. Portanto, grandes expectativas envolvem os acadêmicos e aguçam a curiosidade e consigo trazem uma certa insegurança diante do até então desconhecido.

    As dicas elencadas no decorrer do texto tbm são boas por sua praticidade.

    São orientações iniciais...
    Se alguém está com dúvidas qto ao tema escolhido ou qto às padronizações, após ler o artigo continuará com estas dúvidas, mas sairá informado daquilo que acontecerá desde o momento da sua escolha por tema e indicação de orientador, passando pelo processo mediano até a defesa da monografia já pronta!!! Além disso, a leitura é super rápida.

    Destaco que na época em que vc elaborou esse artigo para seus orientandos em Alto Araguaia, certamente contribui muito inicialmente, pois assim, informado, o aluno é capaz de elaborar suas próprias idéias qto ao contexto do trabalho. Soma-se a isto o fato de proporcionar uma fonte de constante consulta, uma vez que durante o aprendizado sofremos equilíbrios e desequilíbrios cognitivos (de assimilação)constantes até conseguirmos adaptar nossas novas descobertas.

    A crítica que faço, de uma forma geral e que não depende só de uma pessoa, é que os estudantes deveriam ter mais contato com esse tipo de trabalho monográfico, para instigar seu raciocínio, sua habilidade na pesquisa, senso crítico, de modo a colaborar de alguma forma com o seu meio mais próximo. Na verdade, é isso que as escolas devem formar: pensadores e pesquisadores e não meros repetidores de saberes desconexos!

    Finalmente, obrigado por atender ao pedido e fique à vontade para continuar contribuindo com suas experiências como professor universitário na Unemat.

    Abraço.

    Eliane Silva de Souza.
    Acadêmica de Licenciatura em Computação - UNEMAT.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por intiresnuyu iformatsiyu

    ResponderExcluir
  3. Obrigado por intiresnuyu iformatsiyu

    ResponderExcluir
  4. Good dispatch and this fill someone in on helped me alot in my college assignement. Thanks you for your information.

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    SErá que eu poderia visualizar o texto sobre TCC, estou um tanto quanto confusa e preciso de ajuda...
    Obrigada,Eliana

    ResponderExcluir